24/01/2020
O E-commerce é, sem dúvidas, um dos maiores mercados do mundo. Só no Brasil, o faturamento do comércio eletrônico foi de mais de 53 bilhões de reais em 2018, e passou os 60 bilhões em 2019.
Desde o início o processo de crescimento foi constante, embora tenha acontecido de forma tardia quando comparado a países mais desenvolvidos, como Japão, Inglaterra, China e Estados Unidos.
Esse atraso se deu por conta de fatores culturais, logísticos, demográficos e territoriais. Porém, são barreiras que foram ultrapassadas e, hoje, o comércio eletrônico é um dos segmentos que mais crescem no país.
De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de 150 milhões de pessoas que acessaram a rede em 2018 e destes, 98% das pessoas já compraram em um site de vendas. Ou seja, a compra e venda de produtos e serviços pela internet já se tornou realidade no Brasil.
De acordo com pesquisa do Instituto Ipsos, entre 2017 e 2018 foram R$ 166,2 bi de faturamento em compras na rede. Grande parte desse montante foi gasto em plataformas de vendas E-commerce e marketplaces.
O que é E-Commerce?
Um e-commerce é, basicamente, um modelo de vendas pela internet em que é necessário investir na própria plataforma de venda. Ou seja, a empresa precisa criar seu próprio site de vendas, se responsabilizando por questões importantes como pagamentos, divulgação e segurança.
A criação de loja virtual e criação de sites dependem muito do que o cliente quer. Existem 3 passos básicos, como pode ver neste artigo, que deve ser seguido para alcançar a presença digital tão almejada por muitas Oficinas, Autocenters, Autopeças, entre outras lojas do segmento automotivo.
O que é Marketplace?
Os marketplaces se tornaram a grande tendência do mercado para empreendedores que têm dúvidas em como vender mais pela internet. Esse tipo de plataforma funciona como shoppings virtuais, recebendo várias empresas que vendem produtos no mesmo local.
Nessas plataformas, tudo aquilo que é necessário para o funcionamento da loja virtual como sistemas de pagamento, posicionamento nos buscadores e identidade visual já estão presentes nos marketplaces.
O comércio eletrônico de autopeças
A comercialização eletrônica de peças automotivas é um segmento que se faz cada vez mais presente no mercado digital.
O mercado de reposição de autopeças movimenta aproximadamente R$ 20 bilhões por ano, em escala sempre crescente, acompanhando a expansão da frota no País, que soma cerca de 43 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, segundo levantamento mais recente do Sindipeças. A participação do comércio eletrônico no segmento pode parecer pequena em comparação com os canais tradicionais, mas se levarmos em conta a revolução causada no varejo, não convém ignorar.
Somente no Mercado Livre, um dos maiores marketplaces da América Latina, a categoria segue como líder de vendas desde 2014, segundo o responsável pelo setor de auto partes do portal – mas existem questões quanto ao perfil das vendas, com foco inegável e compreensível em acessórios.
Desafios do Ecommerce
Mesmo enfrentando problemas de qualidade no fornecimento da internet, a parcela da população com menor renda opta por apenas um dispositivo: o smartphone.
Ter um smartphone, além de impulsionar as vendas da categoria de Telefonia/Celulares (atualmente com 18,2% de importância em faturamento no total Ecommerce), contribui para o crescimento do m-commerce (compras realizadas por dispositivos móveis: celulares, tablets, aplicativos).
As vendas via dispositivos móveis representam 42,8% de todos os pedidos do Ecommerce do Brasil em janeiro de 2019. Enquanto o Ecommerce total cresceu 12% em 2018, o m-commerce cresceu 41% no mesmo período.
Acostume-se aos novos tempos e veja como isto pode trazer oportunidades para os seu negócio
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