29/09/2017

Por Gustavo Borges

O Poder do Marketing

Estratégias para vender um produto ou serviço

O Marketing em si está relacionado a estratégias de atração, fidelização e perpetuação de potenciais clientes que possam estar interessados em usufruir (ou já usufruem)  de seus produtos/serviços.

MARKETING B2B x B2C

O que é B2B ?
A abreviação B2B significa: Business to Business, ou no nosso bom português, "Empresa para Empresa"

As estratégias de marketing de "Empresa para Empresa" (B2B) são diferentes das utilizada para a (B2C), que significa: Business to Consumer, ou, "Empresa para Consumidor".

Saindo do significado teórico para o informativo ...

É sempre bom saber sobre dados estatísticos para compreender o mercado e suas alterações:

  1. 55% dos compradores no mercado B2B procuram informações nas redes sociais, de acordo com o site Biznology.
  2. 80% dos tomadores de decisões preferem conseguir informações a respeito de uma empresa através de artigos ao invés de anúncios B2B PR Sense Blog.
  3. 52% dos compradores B2B esperam fazer pelo menos metade de suas compras online até 2018 The Future of Commerce.
Na prática, o público B2B já sabe muito bem o que deseja comprar e pesquisa mais do que o público B2C para realizar uma compra (afinal de contas é uma empresa, errar em uma compra é ter prejuízo em larga escala). Neste tipo de público-alvo, temo pessoas céticas e muito bem informadas, onde os esforços para o fechamento de uma compra é muito maior e o cuidado com a propaganda, a mensagem a ser passada, os princípios da corporação e a formalidade prevalecem.  

Já o público B2C em sua maioria (consumista) não sabe ao certo o que quer comprar, onde comprar, por que comprar e qual modelo comprar. De fato, 80% deste público pode ser atraído por anúncios que instiguem o desejo de compra e é ai que entram as estratégias de marketing voltado ao público-alvo bem definido.

Saindo do informativo para o prático ...

O que se vê no últimos 5 anos é a explosão do marketing digital com os avanços de ferramentas voltadas para anúncios em redes sociais, mecanismos de pesquisas, aplicativos, dentre outros meios de comunicação digital.  O que se passa agora é a ideia de que o MARKETING DIGITAL é mais BARATO do que o que é realizado no marketing offline (anúncios em panfletos, outdoor, revistas, jornais, etc). 

SERÁ ???

Uma estratégia de marketing digital bem feita com análise de resultados, entendimento dos objetivos a serem alcançados, das ferramentas a serem utilizadas (com um orçamento que passe de R$ 100,00), no final das contas realmente sai mais barato que as adotadas em marketing offline. Agora se as pretensões são ambiciosas com anúncios (na Globo) em programas de TV, Marketplaces potentes, Blogs com grande audiência, Youtubers, entre outros, pode ter certeza que terá que abrir sua carteira muito mais. 

RESUMINDO ...

Entre nessa com os pés no chão, pesquise mais, entenda mais o seu público-alvo, meça mais, planeje mais. Marketing Digital, Marketing Offline, Marketing B2B, Marketing B2C, nada disso adianta sem prévio conhecimento nos 3 pilares da eficiência : Público-alvo, Estratégias e Ferramentas.
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