01/09/2017

Por Gustavo Borges

Os 5 segredos para sua equipe de vendas bater metas

Veja os 5 segredos infalíveis para fechar negócio com seu cliente

Com foco em resultados cada vez melhores, líderes e empreendedores buscam formas de motivar e inspirar suas equipes de vendas a fecharem cada vez mais contratos. Isto porque, como já foi comprovado, uma equipe de vendas que trabalhe em um ambiente bem satisfatório e com muita motivação, traz resultados sempre mais positivos. 

Em razão da atual crise econômica no Brasil, muitas equipes enfrentam uma grande dificuldade ao vender seus produtos e serviços e com isso, as vendas tendem a cair. Para reverter essa situação, existem cinco segredos que são fáceis de implementar e motivar ainda mais seus vendedores:


1 - Passe a realizar reuniões de "brainstorming"


O brainstorming, também conhecido como "tempestade de ideias", é uma reunião que envolve a toda equipe de trabalho, incluindo a de vendas, para debaterem ideias a respeito do produto ou serviço. É uma forma de fazer o vendedor se sentir parte da equipe, compartilhando com esta toda sua experiência em campo e também recebendo conselhos de lideranças e gerentes. 

É uma maneira interessante de aumentar a produtividade do vendedor, encorajando-o a tomar iniciativas e esclarecendo-o a respeito de quaisquer dúvidas.


2 - Estabeleça algumas metas


Se você quer aumentar a produtividade desta equipe, estabeleça algumas metas para que eles possam focar no trabalho e conquistar estes objetivos. Um rankings entre esta equipe de vendas, com bonificações e premiações, pode deixar os trabalhos ainda mais animados. Com isso, a equipe passa a não ver mais apenas as dificuldades, mas sim a buscar oportunidades que ajudem a alcançar a meta desejada.

Cuidado ao traçar estas metas. Não valem objetivos irreais que apenas imponham maiores dificuldades à sua equipe. E lembre-se de parabenizar e enaltecê-la sempre. Esse negócio de ficar ministrando broncas e dando ordens é passado!


3 - Saiba valorizar o que a equipe faz


Um bom líder ou empreendedor, chama sempre a responsabilidade para si e sabe dividir os méritos do crescimento. Assim, se uma equipe de vendas fracassa, o líder assume a culpa, mas chama para conversar um por um dos vendedores, a fim de buscar deles, olho no olho, o compromisso desejado para a recuperação. Cria-se aí, um elo de amizade e companheirismo.

Quando surge o crescimento esperado, o líder deve valorizar seus funcionários e parabenizá-los pela conquista. Muitos empreendedores infelizmente não entendem isto e acabam por culpar aos funcionários e vangloriar-se incansavelmente pelo progressos da empresa. O que desestimula a equipe. 


4 - Treinamento em vendas


Também chamada de "coaching", esta técnica alia psicologia aos treinamentos necessários sobre o material de suporte, o que ajuda a tornar o vendedor mais confiante e tranquilo ao sair às ruas ou entrar em contato com um cliente. Através da psicologia, é possível motivar estes funcionários a se dedicarem mais às vendas e conseguirem melhores resultados.

5 - Recompensas


Como já foi falado no item 2, todo funcionário gosta de atingir um objetivo. E principalmente, de ser valorizado por isso. A chefia que entende essa necessidade e premia os bons vendedores já garante o sucesso do mês seguinte. 

E não precisa que sejam prêmios exorbitantes, como viagens internacionais ou bem materiais de grande valor. Evidente que, quanto maior o compromisso desta equipe com a empresa, e quanto maior for o volume de vendas atingido, também não se pode apenas comparar uma garrafa de vinho e dar de presente. 

É comum em empresas que dependam de volumosas quantias de vendas fechadas mês a mês para manterem-se de pé, concederem ao final de um período, um carro popular ao vendedor que conseguir atingir as metas. Uma moto tal qual uma Harley Davidson, por exemplo. Tal prática é bastante comum no mercado imobiliário, onde os corretores buscam em suas carteiras de clientes, aquele investidor que certamente vai lhes ajudar a atingir esta meta.

São algumas ideias que já ajudam as empresas a venderem mais e melhor. Em épocas de crise, as pessoas se retraem a comprar. Mas se souberem que o valor investido na compra compensa, efetuam o pagamento sem culpa.

Um vendedor preparado e motivado saberá usar a argumentação certa para convencer qualquer cliente de que esta compra vale a pena no final das contas. 

Vale a pena experimentar!

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