28/08/2017
A formação adequada de preços é essencial para o sucesso do negócio. Afinal, o preço de um produto ou serviço tem que cobrir os custos, proporcionar o equilíbrio financeiro da empresa e a lucratividade do empreendimento.
A análise de preços de concorrentes é importante, no entanto, o empreendedor jamais deve precificar produtos e serviços com base apenas em valores da concorrência, pois cada empresa possui custos fixos e variáveis diferenciados.
O preço pode ser um diferencial competitivo, portanto, precisa ser calculado com precisão. A formação de preço combina informações financeiras (custos e margem de lucro), mercadológicas (preços da concorrência) e a percepção que o consumidor tem sobre o produto ou serviço adquirido, em função da identificação com a marca, qualidade, benefícios e vantagens que a empresa oferece. Portanto, não perca dinheiro calculando mal o preço de venda de seus produtos ou serviços.
Preço de venda: o preço final de um produto ou serviço, engloba os custos fixos, custos variáveis, tributos, margem de lucro e o lucro desejado pela empresa.
Lucro: o preço de venda, você deduz os tributos sobre vendas, custo da mercadoria ou produto vendido e as despesas variáveis. Nesse ponto, você chega à margem de contribuição. Da margem de contribuição você subtrai o valor da despesa fixa. O que sobrou é o lucro que o produto ou serviço proporcionou ao negócio.
Custo fixo: os custos fixos correspondem aos gastos com aluguel, limpeza, segurança patrimonial, internet, tarifas básicas de água, luz e telefone, entre outros. São custos que a empresa tem produzindo 1.000 ou 10.000 bolos de chocolate ao mês.
Custo variável: estes custos variam conforme a produção. Para produzir 1.000 bolos de chocolate a empresa terá um custo variável. Para fabricar 10 mil unidades, o custo variável será maior, uma vez que haverá mais consumo de matéria prima e outros insumos produtivos.
Margem de contribuição: mostra o quanto cada produto ou serviço contribui para o lucro da empresa. Corresponde à diferença entre o preço de venda e o custo variável.
• Calcule os custos fixos e variáveis, os impostos sobre vendas e comissões sobre vendas.
• Calcule o custo fixo médio estimado para um período determinado, por exemplo, 12 meses.
• Calcule a média de vendas estimada para o período de 12 meses.
• Percentual de custo fixo = custo fixo médio/vendas médias x 100
• Define a margem de lucro desejada na venda do produto ou serviço.
• Calcule a taxa de marcação, que é o coeficiente divisor a ser utilizado para chegar ao preço de venda à vista. Taxa de marcação = 1 - (% custos de comercialização + % custo fixo + % lucro).
• O Preço da Venda à Vista (PVV) corresponde à razão entre o custo da mercadoria vendida e a taxa de marcação.
Uma empresa produz 1.000 camisetas ao mês. O custo total (custo fixo + custo variável) corresponde R$ 10.000,00. Desse montante, R$ 2.000,00 (20% do custo total) é o custo fixo mensal. O custo para confeccionar cada camiseta é de R$ 10,00. A empresa deseja obter um lucro de 15% sobre a venda.
Preço de Venda = Custo do produto/taxa de marcação = 10/0,65= 15,38
Portanto, cada camiseta terá que ser vendida por R$ 15,38.
A empresa pode definir o preço de venda com base em informações financeiras, valores praticados pelos concorrentes, perfil e comportamento do consumidor. Só não deve perder de vista o ponto de equilíbrio do negócio. É necessário avaliar qual o volume mínimo de vendas é necessário para atingir o ponto de equilíbrio e não sofrer prejuízo financeiro.
Para calcular o Ponto de Equilíbrio, é necessário conhecer a média do custo fixo e o percentual da margem de contribuição do produto ou serviço.
Por exemplo: se uma empresa tem um custo fixo médio de R$ 6.000,00 e o percentual da margem de contribuição corresponde (% da margem de contribuição = volume de vendas/margem de contribuição) a 30% podemos calcular o ponto de equilíbrio da seguinte forma: PE = $ 6.000/0,3 = $ 20.000. Ou seja, a empresa atingirá o ponto de equilíbrio com o volume de vendas chegar a $ 20.000,00.
Antes de pensar no percentual de lucro, é essencial colocar no papel todos os custos da empresa, nos mínimos detalhes. Somente com conhecimento profundo sobre todos os custos do negócio é que a empresa consegue chegar ao preço de venda necessário para cobrir o custo total e gerar lucros.
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