19/07/2018

Por REDAÇÃO AB

Autopeças faturam 19,2% menos em maio com greve dos caminhoneiros

No acumulado do ano, no entanto, vendas do setor avançaram 18%

faturamento do setor de autopeças foi bastante impactado em maio pela greve dos caminhoneiros, registrando queda de 19,2% em relação a abril e de 9,1% ante maio do ano passado. A retração observada no quinto mês foi semelhante àquelas que ocorrem em dezembro com os festejos de fim de ano e início de férias coletivas. Como resultado, a utilização da capacidade instalada no mês caiu para 66%, ligeiramente abaixo da registrada em janeiro deste ano.

No acumulado de janeiro a maio, contudo, o faturamento das fabricantes de autopeças cresceu 18,1% sobre os mesmos cinco meses de 2017. Os números foram divulgados pelo Sindipeças, entidade que reúne fabricantes de componentes automotivos.

Todos os canais de venda de autopeças anotaram alta no acumulado do ano. O fornecimento às montadoras cresceu 18,1%. O faturamento com as exportações aumentou 27,8% quando analisado em reais e 20,7% em dólares. As vendas ao mercado de reposição tiveram acréscimo de 13,2% e as intrassetoriais (de uma fábrica de autopeças para outra) subiram 6,3%.

O fornecimento às montadoras mantém fatia superior a 60% do faturamento total. A participação das exportações é igual ou maior do que 18% desde setembro do ano passado e a reposição detém parcela de cerca de 15% das vendas do setor. 

Os dados do acumulado do ano divulgados pelo Sindipeças mostram também que o emprego dentro do setor cresceu 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado.


Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/

  • Av. Pio XII, Nº 618 - Cidade Jardim CEP 74.425-010 - Goiânia - GO

  • (62) 3933-4300

  • araguaia@araguaiasistemas.com.br