19/02/2018

Por Gustavo Borges

5 coisas que toda Igreja deve fazer para diminuir a perda de Membros

Um dos principais problemas enfrentados pelas igrejas é o rodízio de membros.

Segundo Luan Azevedo, membro da Igreja Batista, existem dois principais desafios que fazem com que a igreja não cresçam na velocidade que deveriam: O Problema do Balde Furado e o Efeito Manada. O primeiro trata-se da entrada de novos membros e no mesmo período a saída de uma parcela, simulando um balde furado onde se enche de água mas devido ao seu furo não deixa que se encha completamente. Já o Efeito Manada é causado quando há a saída de vários membros de uma mesma família, ou de algum influenciador que leva consigo outras pessoas causando a saída em massa de membros.


Mas qual a solução ?

Trouxemos para você 5 coisas que toda Igreja deve fazer para diminuir a perda de membros:


1 - Apresentá-los de forma sutil

De modo que não cause constrangimentos. Não é preciso fazer com que vão lá no altar mostrar suas caras para que todos possam vê-los. Apenas levantarem e serem apresentados pelos seus nomes, dando-lhes uma mensagem de boas-vindas basta para que se sintam confortáveis em sua chegada na Igreja.


2 - Falar a mesma língua de início

Isto pode ajudar na hora da comunicação. Principalmente nas Igrejas Evangélicas, os termos “Paz do Senhor”, “Vaso”, “Varão”, “Varoa”, entre outros, são muito usados entre os membros como uma forma de diferenciação entre o linguajar mundano e o “linguajar cristão”. O problema é que isto pode causar um efeito negativo quando se trata de um visitante ou membro recente da Igreja, ele se sente um “patinho fora d’água”. De início um simples “bom dia” ou “boa tarde” pode ajudar nesta situação, até que o recém membro se acostume com o linguajar utilizado na Igreja.


3 - Não force sua conversão chamando-o à frente no seu primeiro culto

O recém membro da Igreja ainda não está preparado para ser chamado em seu primeiro dia de culto, ou em sua primeira semana de culto na igreja, muito menos quando chamado no meio do culto pelo Pastor a ir à frente no altar com diversas pessoas observando seus passos e sua decisão. O constrangimento não o deixa ir à frente. Quanto mais imparcial o discurso mais pessoas vão ir a frente e levarão mais com elas.



4 - Estar em comunhão com os antigos membros, para que os novos entrem também

Sem atividades que ligam os membros à Igreja, sem amizades verdadeiras entre eles, sem comunhão entre os antigos membros fica impossível alcançar a integração dos novos membros. Amar o próximo é a mensagem que Cristo deixou e deve ser levada a sério principalmente quando se trata de retenção de membros na Igreja.


5 - Seja o mesmo com os antigos membros

Seja amigo dos novos membros, mostre-lhes amor, envolva-os, visite-os, discipule-os, mas antes esteja exercendo o mesmo esforço e trabalho com os antigos membros. Esta importante lição evita com que antigos membros se sentem menos importantes (por estarem a mais tempo na Igreja) e batam em retirada do templo sagrado. Todos merecem atenção para que o rebanho permaneça unido.



Referencial Bibliográfico


https://news.adventist.org/pt/todos-os-comentarios/comentario/go/-/estrategia-de-retencao-eficazes-novos-membros-deve-ir-alem-dos-programas/


http://retencaodemembros.com.br/o-que-e-metodologia-de-retencao-de-membros-e-como-ela-pode-ajudar-sua-igreja/


https://cecilioribas.wordpress.com/2012/10/18/shalom-vaso/comment-page-1/#comment-185

  • Av. Pio XII, Nº 618 - Cidade Jardim CEP 74.425-010 - Goiânia - GO

  • (62) 3933-4300

  • araguaia@araguaiasistemas.com.br