17/10/2017

Por Gustavo Borges

Perdi minha nota fiscal ! E agora ?

Como recuperar sua nota fiscal perdida

É obrigação do contribuinte o armazenamento das notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas. A lei exige que as notas fiscais emitidas sejam armazenadas por pelo menos cinco anos sendo recomendado realizar backups diários de suas notas fiscais. Mas o que fazer se elas foram perdidas?

Recuperar notas fiscais de forma manual

Passo a passo:

  1. Tenha o DANFE em mãos e acesse o site da Nota Fiscal Eletrônica.
  2. Digite a chave de acesso no campo informado. É necessário informar o número de 44 dígitos presente no DANFE.
  3. Digite o código de acesso da imagem do site.
  4. Faça o download do XML

Observação: para realizar a consulta corretamente é necessário ter o certificado digital habilitado e permitir a gravação de cookies no navegador.

Não tenho a chave de acesso, e agora?

Não é possível baixar documentos perdidos sem a chave de acesso. Afinal, a chave de acesso é o identificador da nota fiscal e sem ela não é possível saber qual documento foi emitido. Porém, uma alternativa é tentar encontrar suas notas através do WebService de Distribuição, um serviço na Sefaz que busca todos os documentos dos últimos 3 meses sem a necessidade da chave de acesso. Para realizar a busca basta ter o CNPJ e o certificado digital da empresa. Mas, mesmo sendo muito importante para o processo de recebimento de documentos, ele tem suas limitações:

  • Não é possível encontrar documentos mais antigos que 3 meses. Ou seja, ele não serve para documentos perdidos há muito tempo.
  • É um serviço voltado para o destinatário. O seu propósito é descobrir notas emitidas contra a empresa. Logo, não é útil para documentos perdidos pelo emitente.
  • Apenas alguns documentos podem ser baixados. A Sefaz não entrega todos os documentos dos contribuintes presentes na NFe.
  • Para o destinatário é necessário realizar a manifestação para baixar o documento.

Download automático das notas fiscais

A melhor alternativa é optar por uma solução que automatize esse processo para garantir que você obtenha todas as suas notas fiscais de forma prática e segura. O Guará Sistema de Automação possui um serviço que realiza o download dos documentos (XML da NFe) direto no portal nacional da Sefaz. O download é automatizado e também permite a geração do DANFE de cada documento baixado.

Para saber mais sobre esse serviço fale conosco!

  • Av. Pio XII, Nº 618 - Cidade Jardim CEP 74.425-010 - Goiânia - GO

  • (62) 3933-4300

  • araguaia@araguaiasistemas.com.br