03/09/2017

Por Gustavo Borges

Os 10 fracassos por não ter um site

Saiba os 10 fracassos que sua empresa enfrenta por não ter um site

Com a chegada do século XXI, avançaram muito as novas tecnologias, como a internet. Além dessa mudança ter sido gigantesca no sentido individual, o coletivo mudou junto, incluindo a área empresarial e comercial. Então, se você tem uma empresa, uma coisa é certa: você precisa existir virtualmente.

Portanto, um site para sua empresa é essencial para o sucesso dela, mesmo que (na verdade, especialmente) ela seja pequena. Além de oferecer diversas vantagens, o site se tornou tão imprescindível que tê-lo, atualmente, é mais do que um capricho, é uma necessidade.

Então, que tal descobrir 10 problemas que sua empresa enfrenta por não ter um site?


1. A barreira do tempo

Mesmo que você conte com a ajuda de outros empregados ou de sua família, por exemplo, não é possível estar disponível 24 horas para atender os clientes. E, acredite, independente da sua área, existirão pessoas que podem procurar seus serviços às 3h de um sábado! Com o site, tudo que ela precisa saber estará disponível em todos os momentos.


2. A barreira geográfica

Outra grande vantagem que o virtual traz, além do tempo, é o espaço. Uma loja física pode atrair clientes de uma determinada região, mas um site é acessível para o mundo. Isso aumenta o número de possíveis consumidores e acaba com os limites geográficos entre eles.


3. O custo/benefício no marketing

O site da sua empresa não nascerá sozinho para o mundo digital: junto com ele, existirá também uma nova gama de marketing, próprio para a internet, Além do compartilhamento em redes sociais (que compõe grande parte da divulgação), anúncios digitais podem ser veiculados por um preço muito mais econômico do que as mídias tradicionais, e a propaganda já vem atrelada com o site, através de um link. Isso significa que, ao se interessar por um produto, o cliente pode ir diretamente para a página dele. Ou seja, você gasta menos e tem resultados melhores.


4. Pouca credibilidade

Se todo mundo tem um site, por que a sua empresa não tem? Isso é uma pergunta que clientes em potencial farão bastante. Mesmo quem descobrir sobre a empresa por meios físicos, irá muito provavelmente pesquisar sobre ela na internet mais tarde, justamente para descobrir se é seguro confiar em seus serviços. Um site bem feito e atraente será o bastante para convencê-lo de que os seus produtos são confiáveis; mas, caso ele não encontre nada, a credibilidade desce pelo ralo.


5. A perda de vendas

Com um site, você pode criar também uma loja virtual. Assim como muitas pessoas podem descobrir a sua empresa em qualquer momento do dia ou da noite, elas podem, também, decidir adquirir seus produtos instantaneamente. Com uma loja virtual, você estará sempre com as vendas abertas, sem perder nenhuma chance, seja pelo horário, seja pela simples facilidade que o cliente terá.


6. Você não tem livre acesso à modificações

Em uma loja física, mudar as coisas pode levar algum tempo. Alterar preços, vitrines, destaques e tudo mais é um trabalho demorado que pode levar dias. Já no site, tudo é feito em minutos: com alguns cliques, você já pode mudar tudo o que quiser.


7. A concorrência

Todo mundo procura pelo serviço que quer na internet, muitas vezes antes mesmo de procurar em qualquer outro lugar. Então, se os seus concorrentes aparecem nas pesquisas e você não, como os clientes poderão sequer saber que sua empresa existe?


8. O atendimento mediano

Antes, durante e depois da venda: são todos os momentos nos quais o seu cliente deve estar sendo bem atendido. Se tem uma coisa, porém, que ninguém aguenta, é esperar, seja em filas ou no telefone. Com um site, o cliente pode comunicar tudo o que precisa sem dores de cabeça.


9. A contratação de funcionários

Pode ser bem complicado contratar funcionários bons para sua empresa. Assim como você espera que eles sejam de confiança, eles esperam o mesmo de você. Um site com uma área para envio de currículos, por exemplo, já é um bom lugar para começar.


10. O conhecimento do seu público

Um dos grandes fatores de sucesso para as empresas é conhecer o seu público-alvo. Fisicamente, é difícil traçar um perfil de quem você mais quer atingir, mas virtualmente fica bem mais fácil de coletar dados. Formulários, por exemplo, são ótimos para isso.

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