04/06/2018

Por André Nery

ATRAINDO VISITANTES PARA A SUA IGREJA

Nos dias de hoje reter pessoas que visitam a sua igreja é uma das tarefas mais difíceis. Mas como se posicionar em relação as pessoas que visitam a igreja?

Nos dias de hoje reter pessoas que visitam a sua igreja é uma das tarefas mais difíceis.

Mas como se posicionar em relação as pessoas que visitam a igreja?

Estudos indicam que apenas 5% dos visitantes tornam-se membros, sendo que um dos fatos que não favorecem a retenção de visitantes é o fato de não sentir na primeira visita que foram recebidos com consideração, amor e carinho. O acolhimento por parte dos membros da igreja gera calor e a falta ou ausência deste calor o visitante não se motiva o suficiente para voltar uma segunda vez.

A igreja deve se preparar para receber visitantes!

Antes de receber visitantes é necessário se preparar com antecedência. Uma preparação geral tem que ser discutida e implementada a fim de receber novos visitantes.

Na nossa casa quando sabemos que tem convidados chegando, fazemos uma preparação toda especial, cuidamos de todos os detalhes como limpeza e aparência, alguns chegam a preparar um lanche especial, somente para receber o convidado, na igreja tem que ser da mesma forma.

O visitante tem que sentir acolhido, ele deve se sentir especial e é esse sentimento que o fará sentir necessidade de voltar. Ofereça o melhor aos novos visitantes.

 

A sua igreja está preparada para receber visitantes calorosamente? Ou simplesmente está aberta para que visitantes entrem na igreja?

Se a resposta for não a probabilidade dos visitantes de considerar voltar a igreja, diminuirá muito.

Mas se percebeu que é necessário fazer algo diferente para atrair e transformar visitantes em membro, o pastor deve seguir estes 3 passos iniciais.

1 – Pregue várias mensagens sobre hospitalidade aos membros da igreja.

2 – Saiba qual o perfil dos visitantes:

Qual o motivo que estão procurando a igreja?

O que eles esperam da igreja?

Quando esperam ter resultados indo a igreja?

Onde os visitantes moram?

Como resolver seus problemas?

Porque estão procurando uma igreja?

Quem irá acompanha-los?

3- Discuta em uma reunião na igreja, apenas com essa finalidade de ter ideias e estratégias para recepcionar os visitantes e discutir como deverá ser o trato com eles. Geralmente pessoas que entraram mais recentemente na igreja tem uma visão diferenciada desta solução.

É a partir deste perfil e destas informações que a partir de agora a igreja poderá traçar com mais assertividade estratégias de retenção de visitantes.

 

Desenvolva o moral da igreja.

Uma das maneiras mais eficientes para ter mais visitantes na igreja é a convite de seus próprios membros, mas se os membros de sua igreja não estiverem bem na igreja eles não se sentirão a vontade para fazer o convite. Algumas sugestões simples podem fazer a diferença.

·         Nunca perca uma oportunidade para celebrar algo positivo, esteja atento a todos os detalhes da sua comunidade por menor que ele seja.

·         Use testemunhos e relatos diante da congregação de pessoas que foram tocadas positivamente pelo ministério de sua igreja.

·         Estabeleça alguns objetivos e agradeça publicamente quando alcançar estes objetivos. Objetivos como?

o   Alcançar um número x de membros

o   Ter mais de x visitantes em um único dia

o   A aquisição ou recebimento de algo que a igreja precisa

o   Número de batismos realizados em sua igreja

o   Ações externas feita com a ajuda da comunidade

Ajude as pessoas a desenvolveram a amizade dentro da igreja, algumas pessoas se sentem solitárias e buscam na igreja uma forma de ter relacionamento social. Se uma pessoa não fizer amizades dentro da igreja a chance dela de sair da comunidade é muito maior.

Promova atividades de comunhão como um jantar, churrasco ou simplesmente um lanche que pode ser realizado na própria igreja ou na casa de um de seus membros.

Reunião entre grupo de casais da igreja também é uma boa forma de relacionamento entre os membros.

A maioria das igrejas, se veem como sendo a igreja amiga e acolhedora, mas olhando de fora para dentro da igreja, porém os visitantes têm uma percepção diferente de fora da igreja para dentro, então devemos nos preocupar com a imagem que estamos passando externamente.

Se conseguirmos inverter a forma de olhar saberemos o que é necessário melhorar no atendimento, na receptividade e no trato em geral com os membros e visitantes.

Selecione corretamente pessoas simpáticas e acolhedoras com sorriso fácil para receber e dar boas-vindas.

Ao entrar na igreja além das pessoas da recepção, também peça para os membros se cumprimentarem e cumprimentar os visitantes. Um mero aperto de mão de algumas pessoas diferente já causa uma sensação de acolhimento da igreja.

Sempre tenha alguém para responder a perguntas que os membros ou visitantes podem fazer.

Tenha o controle de seus membros para saber qual a frequência que eles participaram de seus cultos nos últimos meses e qual a foi a porcentagem de retenção de visitantes. Se considerar a sua taxa de retenção muito baixa estabeleça alvos para os próximos meses.

 

Após se haver preparado para receber convidados, comece um planejamento estratégico, a fim de atrair gente nova para a sua igreja.

 

Encoraje convites boca a boca.

Convite de boca a boca é a melhor e mais eficiente maneira de atrair visitantes para a igreja. Quando as pessoas estão satisfeitas com a sua igreja elas passam naturalmente a dar bons testemunhos das coisas boas e saudáveis que estão experimentando. Quando isso estiver ocorrendo você não terá problemas de falta de convidados.

Demonstre gratidão pelas pessoas que estão trazendo convidados à igreja.

Agradeça publicamente pessoas que ajudam a igreja mas que não aparecem como auxiliares de limpeza e organização, pessoal da salinha de criança, cozinheiras e cozinheiros que trabalharam durante um almoço ou jantar de comunhão.

Após um determinado jantar é comum nas igrejas pedir que o pessoal da cozinha venha até o refeitório para receber uma palavra de apreço pela refeição, preparada com dedicação e esforço. As pessoas aplaudem, demonstrando a eles a sua satisfação.

Crie pontos de entradas que não ameacem. Igrejas crescentes têm frequentemente pelo menos três pontos de entradas. Qual a razão? É que pessoas novas geralmente não se sentem à vontade ao frequentarem uma igreja.

a) Peça aos membros da sua igreja que lhe deem uma lista de nomes de amigos não crentes.

b) A seguir peça a eles que indiquem o possível interesse daquelas pessoas em esportes, classes, artes etc.

c) Reúna o maior número possível de pessoas num grupo de interesse comum, e selecione os três grupos maiores. A seguir, crie três novos ministérios em cima desses três interesses, para o próximo ano.


Dê boas-vindas aos convidados.

Quando convidados vão a uma igreja eles gostam de ser reconhecidos, mas também se preocupam em preservar seu anonimato. Se eles se sentirem de alguma maneira constrangidos, não mais irão retornar.

Eis aqui uma maneira de dar as boas-vindas aos seus convidados:

Estabeleça na sua igreja uma lei que inaugurei na minha faz alguns anos: a lei dos três minutos. Peça aos membros da igreja que não falem com outro membro nos primeiros três minutos após a conclusão do culto. Assim que você impetrar a bênção, ou após o último canto, anuncie: “Lembre-se da lei dos três minutos”.

Ninguém se torna membro de uma igreja sem antes visitá-la. Reflita sobre o texto acima para ter ideias e sugestões que aumente seu potencial de crescimento e atraia um número maior de visitantes à sua igreja.

  • Av. Pio XII, Nº 618 - Cidade Jardim CEP 74.425-010 - Goiânia - GO

  • (62) 3933-4300

  • araguaia@araguaiasistemas.com.br